Publicado por: Editora Leitura | agosto 19, 2010

Casos sobre lobisomens

Lobisomens: histórias reais e fictícias sobre o mal da meia-noite que acomete pessoas que muitas vezes parecem normais como você

Já foi contada, cantada, filmada, animada e escrita, a lenda dos homens que à meia-noite, na lua cheia, se transformam em lobos. Ela é tão antiga quanto o próprio homem e vive no imaginário de crianças, adolescentes e adultos. Em Lobisomens, de Sabine Baring-Gould com tradução de Caroline Frurukawa, mito e realidade são desvencilhados e explicados pela exposição do fenômeno da licantropia, considerado maldição, feitiçaria ou quebranto até a Idade Média, quando, finalmente, foi reconhecido como uma doença.

Sabine Baring-Gould foi um hagiógrafo, estudioso e romancista inglês. Ele pesquisou a fundo lendas, mitos e as histórias de santos. Neste livro, Baring-Gould fala de forma objetiva e recheada de exemplos sobre os lobisomens, sua sede por sangue e fome por carne humana. Relatos de diferentes pessoas, de diferentes épocas e lugares, com distintos graus de instrução e educação, são mencionados para que se possa identificar o que é verdade e o que é mito.

Em Lobisomens, o autor traça um paralelo entre mitologia, folclore e realidade, apresentando as lendas da metamorfose de homens em lobos, o medo e o mistério que envolve estranhas criaturas e os crimes reais praticados por ou com a participação dos pacientes com licantropia.

O aspecto científico do mito lobisomem é explicado e usado como exemplo para que o leitor possa entender que essas criaturas não são mágicas e realmente existem, não da forma como as imaginamos ou vimos em novelas e filmes, mas como pessoas que sofrem de distúrbios mentais graves como a  psicopatia ou a esquizofrenia e que possuem a crueldade inata, com refinamento e alucinação, e tem como fonte de prazer o sofrimento do outro, a fome e a sede por carne e sangue humanos.

Lobisomens trata-se de um livro que expõe com clareza os problemas da doença licantropia e suas possíveis consequências. O autor apresenta casos de lobisomens famosos na história mundial. Muitos crimes conhecidos, que trazem a sensação de nojo e asco por sua violência e crueldade, são frutos de mentes licântropas. Muitos desses crimes foram punidos com prisão perpétua ou a pena de morte. Esta publicação é uma referência no que tange o estudo e conhecimento da licantropia.


Responses

  1. Arthur,
    Parabéns pelo livro!
    Esperamos que tenha muito sucesso e várias outras criações!
    Ainda não li o livro mas tenho a esperança que a Galáxia em perigo consegue se salvar……
    Grande abraço, seus primos,
    Sarita,Emilio, Rafael e Júlio (de São Paulo)

  2. Arthur,
    Parabéns pelo livro!
    Esperamos que tenha muito sucesso e várias outras criações!
    Ainda não li o livro mas tenho a esperança que a Galáxia em perigo consegue se salvar……
    Grande abraço, seus primos,
    Sarita,Emilio, Rafael e Júlio (de São Paulo)


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: