A Câmara Brasileira do Livro (CBL), a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e o Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL) estão com uma iniciativa para incentivar a leitura no país. O projeto visa a melhoria e a criação de novas feiras de livros, que seriam reunidas em um calendário único para facilitar a sua realização em todo o país.
As cidades fora do circuito que tiverem interesse em sediar feiras e eventos similares receberão atenção especial. Porém, se todas as cidades brasileiras aderirem à idéia, ela fica impraticável. A notícia boa é que há a possibilidade de empresas utilizarem 100% do seu imposto de renda no custeio dos eventos através da Lei Rouanet, o que traz mais viabilidade ao projeto.
Para que a idéia se consolide, serão realizados seminários para o desenvolvimento de políticas públicas de leitura durante as feiras e em outros momentos, sempre nas cidades participantes do calendário. Hoje há 75 feiras no Brasil e a intenção da iniciativa é dobrar este número até 2014.
O projeto contará também com o envolvimento de outros ministérios e secretarias, como a Secretaria do Audiovisual e a Ancine, para levar filmes baseados em livros aos espaços públicos das cidades participantes, ampliando ainda mais o seu cenário cultural.
Fonte: Publish News
SAIBA TUDO SOBRE O NOSSO PAÍS:
Deixe um comentário